Buscar

Páginas

Diná- Sua curiosidade lhe trouxe humilhação

 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”. Efésios 5.15

   Diná, filha de Jacó, certo dia resolveu sair para conhecer as moças que ali habitavam. O jovem Siquém a encontrou e forçou-a a ter relações sexuais com ele. Diná, envergonhada, voltou a seu pai e contou a ele o que aconteceu. Quando seus irmãos o souberam, ficaram muito indignados.
Siquém, entretanto, se apaixonou por Diná e pediu que seu pai, Hamor, fosse a Jacó e propusesse o casamento dos dois. Hamor fez o pedido a Jacó e Siquém tentou convencer os irmãos de Diná a permitirem o casamento, mesmo que para isso aumentassem o valor do dote. Desejosos de vingança, os irmãos de Diná disseram que só poderiam dar sua irmã em casamento se os homens da cidade fossem circuncidados. A circuncisão é um corte parecido com uma cirurgia de fimose e é sinal da aliança que Deus fez com Abraão.
                        (resumo- extraído da Bíblia da Mulher)
 Um passo para a perdição
Quantas meninas, jovens e até mesmo mulheres, que conhecem a Jesus, nasceram em berço cristão, já não se aventuraram pelo mundo e se deram mal? Isso acontece porque a curiosidade é maior que a obediência. Os jovens, com suas emoções afloradas, desejam conhecer o mundo e ter seus próprios conceitos formados em relação a tudo, assim, deixam de lado a experiência e o cuidado dos pais.
Talvez Diná não tivesse idade o suficiente para casar-se e conhecer um homem. Talvez ela fosse superprotegida. Mas, independentemente de qualquer coisa, o tempo dela chegaria e, com certeza, seria muito diferente do que aconteceu.
Por causa de sua falta de sabedoria, da ansiedade, da curiosidade, ela acabou sendo violentada e trouxe para a sua vida um grande trauma.

COMPARTILHANDO
  As vezes temos atitudes aparentemente inocentes como o  de Diná. O texto diz: "Ora, Diná, filha que Lia dera à luz a Jacó, saiu para ver as filhas da terra" (Gênesis 34.1). Que mal poderia haver em uma moça ir ao local onde outras moças se reúnem? Seria errado esse tipo de contato social? Diná não poderia ou não deveria ter amigas?
Não é errado ter amigos. O problema se dá quando os amigos e os locais onde estão os amigos são impróprios e favoráveis a acontecimentos indesejados. Diná procurou amigas entre um povo estranho que tinha hábitos muito diferentes dos seus. Desejando o bem, a filha de Jacó se aproximou do mal. Como o mal nunca se contenta com pouco dano, resultou posteriormente em um massacre generalizado, para a tristeza e sofrimento de muitos.
Não é assim também nos nossos dias? Crianças e jovens com futuros promissores vêem tudo se esvair porque um dia se envolveram com amizades impróprias que os conduziram aonde nunca teriam ido sozinhos. Amizades que pareciam ser muito boas e agradáveis, que eram fontes de alegria e diversão. Quantos pais e mães já se lamentaram por amizades que seus filhos tiveram
 Preste atenção em suas atitudes. Não faça nada que possa trazer consequências graves para a sua vida. Ouça os mais experientes, ore e busque a direção de Deus para tudo.

 MOMENTO FAMÍLIA
Hoje 23/01- o estudo na CÉLULA- UMA FAMÍLIA FIRMADA NA ROCHA, PARTE 1
OBS: Precisamos socializar as nossas atitudes, buscar conhecimento através de uma pessoa experiente....
Precisamos edificar a nossa casa, o nosso lá, porque quando o calo apertar agente corre é pra família...
Com toda essa desgraça que aconteceu com a família de Diná, através de um ato curioso, você também pode ter passado ou está passando uma situação que os seus impulsos falaram mais alto e está mechendo com a estrutura familiar e não sabe como se sair Saiba que  Deus pode trazer graça e cura, mesmo para as famílias mais terríveis e desestruturadas.
 O que você pode fazer pela sua família?

 Lições que podemos aprender s Diná fosse mais prudente!
Oro a Deus 1º e depois faço debaixo da revelação que ele me deu?
Sou muito emotiva e acabo fazendo as coisas no calor?
Até onde a minha curiosidade carnal pode me levar ?
Adimito que nunca tive um momento com Deus para ouvi-ló e saber qual a direção correta a tomar?
Gosto de mim arriscar... 

                                             


0 comentários: