Buscar

Páginas

PENINA- Exibida e Egoísta


 Penina era uma das esposas de Elcana, aquela que podia ter filhos,gostava de se exibir como mãe para  a  outra esposa, chamada Ana, que era estéril (1 Samuel 1:1-2). 
  Por muitas vezes, Penina provocava Ana por saber que ela não poderia dar herdeiros a Elcana (1 Samuel  1:6-7). Ela não pensava em como Ana se sentia, sua tristeza em não conseguir engravidar, em ver outros filhos do seu marido crescendo, menos os seus.
  Em vez de Penina ajudar Ana, tornar-se sua amiga e oferecer seu ombro, ela zombava e agredia verbalmente quem estava precisando de ajuda.
    Quem é você?
  Será que você tem usado as bênçãos que Deus tem dado para agredir, mexer com alguém?

  Em que momento perdeu sua humildade e seu desprendimento para ajudar o próximo? Penina foi como muitas mulheres são: rancorosas, ciumentas, agressivas, não pensam no outro e estão sempre prontas a atacar. Será que conseguem se colocar no lugar do outro?
Amadas nós estamos cercados de “Peninas”, tentando frustar, matar os sonhos de muitas “Anas.” Não importa qual o tamanho do seu sonho, nem tão pouco se ele te parece impossivel, Deus é poderoso para realizá-los e te dar muito além do que tens pedido...
A Bíblia diz que Elcana amava mais a Ana, apesar de Penina ter lhe dado filhos. Então, o que adianta ser fértil, receber bênçãos, se não conseguir conquistar o amor do seu marido? O jeito exibido e sem escrúpulos de Penina afastava relacionamentos de amor e amizade (1 Samuel 1:5).
Que possamos lembrar Penina sempre que começarmos a ter atitudes esnobes, que atingiam determinada pessoa. Esse jeito a afastou de um amor verdadeiro.

                                         COMPARTILHANDO
                Características da vida egoísta - Enquanto lê, examine a si próprio.
  Espírito de orgulho, porque tem recebido benção de Deus, gosta de se vingar-se quando é    desaprovado ou contrariada?
  Vontade egoísta- Mostra um espírito teimoso e que não se deixa dominar? Argumenta contra tudo? Mostra-te inflamada com tudo? Possui uma inclinação para criticar e para ressaltar os defeitos de outros quando não fazem caso de você ou decidem algo contra as tuas decisões? Tem um espírito mal-humorado que ama ser solicitado e mimado?
Inveja. Abriga um espírito de inveja no teu coração? Guarda um sentimento desagradável de alguém porque outros prosperam e você ainda não? Desonestidade. Encobre a verdade ou foge dela? Demonstra uma falsa humildade? Demonstra uma coisa para uma pessoa e o oposto para outra?
Incredulidade. Demonstra um espírito de desânimo em tempos de pressão e de oposição? No teu coração há falta de descanso e confiança em Deus, uma falta de fé arraigada?
Formalidade religiosa. É indiferente pelos perdidos? A tua relação com Deus se caracteriza pela aspereza e indiferença? Falta na tua vida poder espiritual? Encontra-se regularmente com Deus?
. Egoísmo. É atraído por um amor a comodidade, ou por abastecer teus apetites e pelo contínuo anseio pelo prazer temporário? Oscilam as tuas alegrias e dores ao redor de interesses pessoais? Há um anseio profundo de dinheiro e de posses mundanas?
                        (Missionária e Psicologa- Larissa Almeida)
. "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmo 139:23,24).
  Acredite tua hora chegará, persevere, ore, como fez Ana. Não deixe de ir a igreja, não pare de trabalhar para o Senhor, o adore não importando a situação ou as circunstâncias, Louve, exalte e glorifique ao Deus Todo Poderoso, não saia da presença D’Ele, no tempo apropriado Ele colocará em teus braços teu sonhado “Samuel.”
      Deus sempre atende a oração dos aflitos. Ele ama as Peninas também e quer abençoa-las se elas humildemente buscarem a Deus com arrependimento.

 
  
 






0 comentários: